top of page

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo Governo Federal do Brasil, sediada em Fortaleza, Capital do Estado do Ceará. Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, a UFC é uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

 

Suas origens foram traçadas no ano de 1944, quando o médico Antônio Xavier de Oliveira encaminhou um relatório ao então Ministério da Educação e Cultura para tratar da refederalização da Faculdade de Direito do Ceará. Neste documento foi sugerida a criação de uma universidade com Sede em Fortaleza. Em 1947, iniciou-se a mobilização para a criação de uma universidade cearense que teve como principal interlocutor o intelectual Antônio Martins Filho, que veio a se tornar o primeiro reitor da Universidade.

 

Em 16 de dezembro de 1954, foi criada oficialmente a Universidade do Ceará, sendo instalada somente em 25 de junho do ano seguinte. Em 1965, passou a se chamar Universidade Federal do Ceará, nome atual, seguindo a padronização dos nomes das universidades federais de todo o país.

 

Constituída inicialmente pela Escola de Agronomia, pela Faculdade de Direito, pela Faculdade de Medicina e pela Faculdade de Farmácia e Odontologia, atualmente a UFC possui 108 cursos de graduação, distribuídos entre bacharelados e licenciaturas, e 156 cursos de pós-graduação, sendo 58 lato sensu (especialização) e 98 stricto sensu (mestrado e doutorado).

 

A Universidade é composta por sete campi, sendo quatro no interior do Estado e três em Fortaleza, além de duas unidades isoladas na Capital: o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), no Meireles, e a Casa de José de Alencar, em Messejana.

 

O Campus do Porangabussu possui 8 hectares de extensão que comporta a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), além do complexo hospitalar da UFC, a Biblioteca de Ciências da Saúde, laboratórios e clínicas.

 

O Campus do Benfica, em seus 13 hectares, abriga a Reitoria, as Pró-Reitorias de Planejamento, Administração e Assuntos Estudantis, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), o Centro de Humanidades (CH), a Faculdade de Direito, a Faculdade de Educação (FACED) e a Faculdade Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), seis Bibliotecas, a Concha Acústica, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Imprensa Universitária, o Museu de Arte, o Teatro Universitário, a Rádio Universitária e a Sede do Diretório Central dos Estudantes.

 

O Campus do Pici é o principal campus da UFC, com uma área de 212 hectares. A partir de 2013, passou a carregar em sua denominação o nome do Professor Prisco Bezerra, antigo docente e diretor da Escola de Agronomia, atual Centro de Ciências Agrárias, e primeiro diretor da Escola de Engenharia, atual Centro de Tecnologia.

 

No Campus se encontram as Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, os Centros de Ciências (CC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Tecnologia (CT), o Instituto de Cultura e Arte (ICA), o Instituto Universidade Virtual (IUVi) e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), cinco setoriais da Biblioteca Universitária e a Secretaria de Tecnologia da Informação.

 

No período de 12 a 15 de setembro de 2017, o Campus do Pici será a Sede do XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa.

bottom of page